3.11.09

THE CHILDREN (2008), Tom Shankland

Um dos filmes que eu pude conferir neste último fim de semana (com direito a feriado) foi este terror da recente safra, muito bem resolvido como exemplar do gênero e me surpreendeu bastante em alguns pontos pela forma como articula algumas coisas. THE CHILDREN é sobre duas famílias inglesas, aparentemente normais, que se reúnem numa casa isolada para o natal. O cenário é lindamente aproveitado pelo diretor Tom Shankland. A floresta coberta de neve e as árvores quase sem folhas do inverno britânico criam uma atmosfera bem interessante... Alguma força da natureza começa, subitamente, a afetar as crianças que passam a agir de uma maneira estranha colocando em risco a vida dos adultos. Embora seja baseado numa estória de Paul Andrew Williams, o filme bebe da mesma fonte de alguns títulos que me vieram em mente durante a projeção, como ¿QUIÉN PUEDE MATAR A UN NIÑO?, de Narciso Ibáñez Serrador, e A CIDADE DOS AMALDIÇOADOS, de John Carpenter. Dos pontos que me chamaram a atenção, destaco a maneira como se manifesta esse “mal” nas crianças, que o filme acaba não explicando os motivos, apenas sugere e deixa rolar, confiando na perspicácia do público. No início achei meio esquisito, mas a forma como os adultos reagem ao ataque às crianças é outro detalhe que me agradou bastante, principalmente porque remete a um tom de pesadelo que incomoda bastante. Os atores estão bem, em especial as crianças, a direção é ótima, a estória é simples, mas bem bolada e algumas imagens ficam gravadas na mente por um bom tempo.

4 comentários:

  1. Olha, até que eu gostei um bocado sim...

    ResponderExcluir
  2. Leandro Caraça05/11/2009, 20:14

    MATEMÁTICA DA MORTE, o filme anterior do diretor, é bem mais fraco. Só que é um dos melhores na linha SEVEN/JOGOS MORTAIS que há por aí.

    ResponderExcluir
  3. A CIDADE DOS AMALDIÇOADOS foi uma refilmagem feita pelo John Carpenter do filme da década de 60.

    ResponderExcluir